Sos Vos

As pessoas correm tanto porque não sabem para onde vão, quem sabe para onde vai, vai devagar, para pedalar e começar a chegar.

escolha consciente escolha consciente

Gloria Fuertes

Informação relevante

Informação relevante

O É Você surge para acompanhar os e as adolescentes em um momento crucial das suas vidas. As mudanças que eles enfrentam são rápidas e constantes em um ambiente altamente tecnológico que exige novas habilidades. Eles também enfrentam alta insegurança no trabalho, enquanto atravessam um paradigma educacional em transição: a forma tradicional de ensinar não atende mais às suas necessidades atuais.

São muitos os sintomas que demonstram a necessidade que os jovens têm de serem acompanhados nos seus processos de desenvolvimento pessoal.

Compartilhamos alguns dados importantes sobre o ambiente em que trabalhamos:

Saúde mental afetada post COVID

Em outubro-novembro, 12 % dos e das adolescentes sentia depressão e 24 % angústia. 65 % disseram que era difícil não fazer as atividades que costumavam fazer (UNICEF, 2020d).

Consumo de substâncias

A idade de início no consumo de álcool é de 13,4 anos. 62,2 % dos adolescentes usaram no último ano e metade deles o fez de forma arriscada. A idade média de consumo de maconha foi de 14,6 anos (Sedronar, 2017)

Falta de projeto de vida

9,2 % dos e das adolescentes de 16 e 17 anos não estudam nem trabalham para o mercado. (Pesquisa de Crianças e Adolescentes, EANNA 2017)

Taxa de suicídio

Na Argentina, 21,6 % dos estudantes entre 13 e 15 anos consideraram seriamente a possibilidade de cometer suicídio durante os últimos 12 meses (13,0 % em homens e 29,3 % em mulheres), contra 16,9 % na pesquisa realizada em 2012. Ao considerar aqueles que tentaram suicídio pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, a proporção foi de 15,5 % (10,4 % para homens e 19,9 % para mulheres). (Ministério da Saúde e Desenvolvimento Social, 2019 b)

Violência

A Argentina está entre os dois países com maior número de crimes de cyberbullying infantil em toda a América Latina.

Acreditamos que este difícil contexto é uma oportunidade única e valiosa para pensar em propostas que possam acompanhar e potenciar o seu bem-estar.

As habilidades e recursos que esta iniciativa promove nos estudantes são: perseverança, autoconfiança, comunicação assertiva, tomada de decisão, atenção, pensamento crítico, autocuidado, busca de objetivos e planejamento. Essas habilidades socioemocionais, também chamadas de “soft skills”, são essenciais para que os jovens consigam se integrar no mundo do trabalho ou prosseguir o ensino superior após finalizarem a escola.

Os adolescentes finalizam o programa incorporando um modelo de tomada de decisão que lhes permite realizar um projeto de vida genuíno e em sintonia com sua identidade.